quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os Nunes em Portugal

Segundo pesquisadores outros, existem dois grandes ramos dos Nunes como apelido em Portugal, sendo um descendente de uma relação amorosa de Dom Afonso III com a filha do Alcaide de Faro [Madragana]; outro, da Beira Alta, de onde provem a maioria dos Nunes como apelido. No entanto, o apelido Nunes em Portugal é muito comum, e pode ter origem real.
A seguir, os Nunes mais antigos, que se tem notícia na história.
Fernão Nunes. O primeiro individuo com o apelido Nunes em Portugal, e que se tem notícia o qual consta nas crônicas madeirenses chamava-se Fernão Nunes, que residia em Gaula, tendo casado com Helena de Góis, filha de Lançarote Teixeira, quarto filho de Tristão Vaz, primeiro donatário de Mochico.
Aires Nunes, um homem rico e governador de terras do Rei do Conselho de Guimarães, defendeu contra os invasores, o Castelo de Guimarães, berço da nacionalidade portuguesa.Pela sua bravura e lealdade ao seu Rei, tornou-se Par no Reino, Cavaleiro Paladino, e por esses títulos teve seu brasão de armas.

Conde Alvito Nunes

Um dos primeiros Nunes de que se tem notícia foi o Conde Alvito Nunes (985-1015 ou 1016). Era filho de Nuno Alvites, neto de Alvito Lucides, bisneto de Lucídio Vimaranes e trisneto de Vímara Peres. Aparece a confirmar a doação de seu tio Telo Alvites ao mosteiro de Antealtares em 985. Foi o sucessor do conde Mendo Gonçalves no governo do Condado Portucalense, segundo a lista fornecida pelo LF 22, de 1025. A acreditar nos Annales Portucalenses veteres, estava no castelo de Vermoim, quando os Normandos atacaram a região. Embora os Annales datem este acontecimento de Era 1054, é possível que ele se tivesse dado no ano anterior, segundo a comparação que R. de Azevedo faz desta notícia com um documento inédito do mosteiro de Moreira .

Sua esposa foi a Condessa Tudadomna, talvez a condessa Goncinha, ou Gontinha que em 994 obteve do abade Alvito a cessão da igreja de S. Maninho de Vila Nova (DC 168) e que antes de 1011 confirmou a agnicio de um contrato feito em Macieira da Maia (DC 216) com o nome de Domna Guntina. Com efeito, esta Goncinha ou Gontinha deve ser a mãe de D. Loba Alvites, que em 1015-1016 vivia em Argentini suficientemente protegida dos Normandos para escapar aos seus assaltos e ajudar um homem de condição inferior a resgatar as filhas por eles raptadas. Era, portanto, casada com um Alvito.

Os filhos de Alvito Nunes foram:

1. Nuno Alvites (1017+ 1028), porque sucedeu a Alvito Nunes no condado Portucalense (LF 22). SEGUE.

2. Pedro Alvites, abade (1025-1070). Com efeito, Nuno tem um irmão chamado Pedro porque «consente» na doação que lhe faz o rei Afonso V em 1025 (DC 259). Da comparação deste documento com o DC 407, depreende-se que se trata do abade Pedro, do mosteiro de Guimarães. Temos, portanto, muita documentação sobre ele, do mesmo mosteiro, entre 1042 e 1070. Acompanhou o rei Fernando Magno na conquista de Coimbra. É também mencionado em LF 91 e 184.

3. Loba Alvites (1015-1016), se admitir a hipótese apresentada acima, acerca da possível mulher do conde Alvito Nunes.

Antonio Nunes
Século XVI, descendente do relacionamento do bispo de Viseu com D. Beatriz de Eça, abadessa do Mosteiro de Celas em Coimbra, bisneto de Ines de Castro e D. Pedro I.
Estes descendentes apresentam, fenotípicamente, olhos, cabelos, e tez escura. Contudo , houve cruzamento dos dois sangues [descendentes de apelido Chichorro] de Dom Afonso III com descendentes mais tarde, de Dom Pedro.
Pedro Nunes. 1502-1578, foi um dos maiores expoentes da geração posterior à Duarte Pacheco, ele foi matemático, cosmógrafo e professor da Universidade de Coimbra.
Dom Sancho Nunes Barboza, foi o Patriarca da Família Barboza. Era um senhor de muitas posses, e naturalmente de muita fama. Era dono da Quinta da Barboza, nome assim chamado até hoje, uma região de portugal. Essa família de origem judaica que se converteu ao cristianismo, mantiveram durante a monarquia portuguesa a sua lealdade, adquirindo inclusive, direito a Brasão.
Duarte Nunes de Leão. Foi um cronista português, porta-vóz oficial da Coroa Portuguesa.
Em 1531, Martin Afonso de Souza, discípulo de Pedro Nunes Português, foi mandado pelo Rei D. João III para a Primeira Expedição Sistemática Colonizadora.
Os judeus que foram expulsos da Espanha para Portugal, tendo sido bem recebidos no tempo do rei Dom João II, [1481-1495], chamado de principe Perfeito", e que morreu com apenas 40 anos de idade, desfrutaram de relativa tranquilidade até o casamento de seu sucessor, seu sobrinho, o Conde Beja, Dom Manuel "O Venturoso", com Isabel, filha dos reis católicas da Espanha, em 30 de novembro de 1495.
A partir daí, Isabel que nutria antigo e visceral ódio aos judeus, incitou seu esposo a expulsar os israelitas do território português. Em Portugal no ano de 1497, o rei Dom Manuel proclama a conversão de todos os judeus portugueses ao catolicismo. Foi uma conversão "legal", unica na história. Ele não perguntou a ninguém se queria converter-se, ou ser expulso; simplesmente numa certa manhã, meus antepassados lusitanos acordaram Cristãos Católicos...O famigerado Tribunal da Santa Inquisição é instalado em Portugal, para julgar os crimes cometidos contra a igreja, sendo usado diversos metodos de tortura para punir os "hereges" da mesma forma como aconteceu na Espanha, e em outros países. Os judeus "convertidos", eram batizados cristãos católicos, e tinham a troca de nomes para que fossem reconhecidos como Cristãos Novos, como por exemplo: Nunes, Oliveira, Pereira, Silva, Nogueira, Carvalho, Amorim, Rodrigues, Gomes, Soares, Mendes, Cordeiro, Lobo, Leão, Coelho, Araújo, Carneiro,... enfim uma centena de nomes de plantas, animais, e nomes relativos a natureza.
A expulsão dos judeus de Portugal aconteceu, e um grande numero dos mesmos foram para a Holanda, devido a conhecida Liberdade Religiosa que havia naquele país; outros foram para o Norte da África, América do Sul, e uns poucos para a Europa.
Muitos daqueles que se convertiam ao catolicismo praticavam alguns aspectos da religião judaica as escondidas, pois se fossem pegos, viriam os julgamentos.

Henrique Nunes Correa. Era irmão de João Nunes Correa, Diogo Nunes Correa, e Antonio Nunes Correa que viviam no Brasil. Sendo João Nunes Correa muito rico, dono de dois engenhos no estado da Paraíba, e muito culto. Não se sabe o porque, mas o cabeça dos negócios era Henrique Nunes, mesmo morando em Portugal. Com certeza seria ele um bom administrador, ou tinha uma boa parte nos investimentos.

Nun’Alvres é um colégio da Companhia de Jesus. Iniciou a sua actividade nas Caldas da Saúde (Santo Tirso) em 1932. Seu nome completo é Instituto Nun' Alvres.

ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 29/05/2013

62 comentários:

  1. Gostei de saber que existe uma longa historia sobre os Nunes.Nunca dei muita importancia para meu sobrenome,mas a partir de Hoje so vou me identificar por NUNES com muita Honra. Meu nome é Sebastião Nunes Ferreira,Nasci em São José do Rio Preto.Filho de Virgilio Nunes Ferreira,Tenho parentesco com Aluisio Nunes Ferreira (Politico) Ja morei em Garanhuns,Por coincidencia conheço Aguas Belas. Hoje moro em SP. um Prazer e Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Felipe, pesquisando os Nunes, quem mais de aproximou de mim, foi você, meu pai falecido, José Pereira Nunes, meus avós moravam em Garanhuns, moravam em frente o parque, o Paul pombo, faleceram lá, .meu pai faleceu aqui em Brasília. Me chamo Wanderley Barbosa Nunes.

      Excluir
    2. Meu nome é Jordania Silva Nunes sou do Maranhão

      Excluir
  2. Meu pai se chamava Jose Sebastião Nunes😞

    ResponderExcluir
  3. Meu pai se chamava Jose Sebastião Nunes😞

    ResponderExcluir
  4. eu me chamo Margarete de Fatima Nunes meu pai era Arnildo Nunes tenho horgulho de ser Nunes

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de ler este estudo sobre os Nunes. Venho apresentar uma sugestão. Meu avô José Alves Nunes de Pina, nascido em 1870, era o irmão mais velho de um grupo de irmãos que emigraram para Manaus, no primeiro ciclo da borracha. Entre esses irmãos destaco Jeremias Alves Nunes de Pina, mencionado em vários estudos sobre periodismo em Manaus. Eram filhos de Francisca Nunes de Pina e netos de José Nunes e Maria Pina, todos naturais de Loriga, na região da Beira Alta, Portugal. Os Nunes bem como os Pina constituiram famílias numerosas e com uma percentagem muito alta de emigrantes para Belém, Manaus e outros pontos do Brasil. O nome Pina ficou ligado à cidade de Manaus não apenas através do café do Pina, da lanchonete do Pina, mas também através de um conjunto de lojas com esse nome, para não falar no grande número de naturais de Manaus que mantêm esse nome. O nome de Nunes mais discreto continua seguramente presente nessa cidade. Porém, a pesquisa que tenho vindo a tentar para conhecer os meus antepassados brasileiros não encontra eco do outro lado do Atlântico. Aqui fica a sugestão para alargar a história dos Nunes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maria Cabral.
      Gostei demais de seu contato e contribuição histórica.
      Meu tempo esta curto para colocar texto, mas despertou-me a faze-lo.
      Muito obrigado.

      Excluir
    2. meu nome é Antônio C P Nunes, tem alguma coisa a ver com a origem portuguesa....

      Excluir
  7. Boa noite
    Me Chamo Monique Nunes Ferreira. Minha Família é Ferreira Nunes, tenho curiosidade de saber sobre meus antepassados. Meu avô paterno se chamava José Ferreira Nunes e minha avó materna se chama Sebastiana Neves Nunes. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Monique, me chamo José Cláudio Ferreira Nunes, minha mãe é Denilza Ferreira Nunes, fiquei muito curioso com relação a consciência dos nomes, saúde e paz

      Excluir
    2. Meu nome é Alberto Ferreira Nunes

      Excluir
  8. Boa noite!
    Meu pai era um Nunes Menezes, gostaria de saber se tem alguem com estes, meu avo era Pio Jose de mene , minha avó era Jovina Nunes Menezes, eram de Muritiba na Bahia. Aguem pode me ajudar?,
    Obrigada! meu nome Rose< email: rosimenezes@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse estudo, parabéns!
    Sou de sobrenome Cordeiro Nunes, Neto de Agnelo Cordeiro Nunes de Pernambuco

    ResponderExcluir
  10. Muito bom esse estudo, parabéns!
    Sou de sobrenome Cordeiro Nunes, Neto de Agnelo Cordeiro Nunes de Pernambuco

    ResponderExcluir
  11. Meu avô se chama domingos nunes Cardoso queria saber mais sobre ,ele ele tinha.muintos traços europeus!

    ResponderExcluir
  12. Meu tataravô e minha tataravó se chamavam respectivamente : Antibio Nunes da Silva e Francisca Severina Nunes da Silva e minha avó materna Rita Nunes da Silva (que passou a se chamar após o casamento de : Rita da Silva Nascimento e minha mãe se chamava Vandete da Silva Nascimento e após o casamento , Vandete do Nascimento Souza ( meu pai se chamava Wilson de Souza ) . Meus ascendentes vieram de Portugal no século XV ( Antonio Nunes e essa descendência que mencionei dos meus tataravós são do século XIX, onde os seus ascendentes já estavam aqui no Brasil desde o século XV ( final do século XV ). Obrigada pelo estudo sobre as famílias de descendência judaica !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que engraçado, minha avó paterna se chamava Rita rosa do nascimento. Depois de casada ganhou Nunes.

      Excluir
    2. Eu so pedro manuel nunes do nascimento viegas e muito interesante

      Excluir
  13. Corrigindo : o Nome do meu tataravó era Antônio Nunes ( errei ao digitar acima ) .

    ResponderExcluir
  14. Tenho parentes com o nome Oliveira é Nunes, Euprosina de Oliveira Francisões, José Pereira Nunes, Ciríaco Pereira Nunes, teria como saber a origem ambos viveram em Lucélia Tupã entre o rio do peixe e feio colonos desbravador em São Paulo ??

    ResponderExcluir
  15. Meu pai chamava-se Pedro Nunes de Sousa. Nasceu em Crato-Ce no ano de 1888. Fala-se de parentes seus que viviam na região de Icó-Ce. Tenho curiosidade para conhecer a árvore genealógica de meu pai.

    ResponderExcluir
  16. Meu pai chamava-se Pedro Nunes de Sousa. Nasceu em Crato-Ce no ano de 1888. Fala-se de parentes seus que viviam na região de Icó-Ce. Tenho curiosidade para conhecer a árvore genealógica de meu pai.

    ResponderExcluir
  17. Minha família e Nunes de oliveira de Corumbá Goiás e Pirenópolis go

    ResponderExcluir
  18. Meu pai se chama ou chamava Manoel Nunes. Não tenho notícias dele. Deve estar com uns 83 anos. Possuia uma mercearia na Rua Angèlica Mota, 290 em Olaria no principio dos anos 60. De lá se mudou para o Mercadão de Madureira. Ele é da Ilha da Madeira. Alguém sabe do paradeiro dele? Tenho muita vontade de encontra-lo.

    ResponderExcluir
  19. Meu pai se chama ou chamava Manoel Nunes. Não tenho notícias dele. Deve estar com uns 83 anos. Possuia uma mercearia na Rua Angèlica Mota, 290 em Olaria no principio dos anos 60. De lá se mudou para o Mercadão de Madureira. Ele é da Ilha da Madeira. Alguém sabe do paradeiro dele? Tenho muita vontade de encontra-lo.

    ResponderExcluir
  20. Meu nome: Saulo Nunes. Cidade Brasilia DF
    Meu pai: Ivo Ferreira Nunes. Cidade Rio deJaneiro RJ
    Meu avô: Orlando Ferreira Nunes. Cidade
    Jaboatão PE
    Meu Bisavô: Manoel Ferreira Nunes PE
    Acredito que somos de origem judia uma vez que somos circuncizados e o Shabat é um dia sagrado pra nós até hoje
    (Yom Kadosh)

    ResponderExcluir
  21. Se tiver algum parente Ferreira Nunes em Pernambuco favor entrar em contato. Quem sabe a gente acha um ancestral em comum? Minha vó dizia que meu avô era parente de Virgulino pois a mãe de Lampião era Nunes, mas quando ela casou o sobrenome mudou por isso o Nome dele era Virgulino Ferreira da Silva! Alguém aí pode confirmar isso?
    saulonunes777@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Se alguém aí é da familia Ferreira Nunes de Pernambuco , favor entrar em contato. Quem sabe a gente descobre ancestrais em comum! saulonunes777@hotmail.com
    Ouvi minha vó contar que meu Avô Orlando era parente de Lampeao, pois a mãe dele tinha sobrenome Nunes, mas quando ela casou perdeu e quando Lampião nasceu foi colocado o nome de Virgulino Ferreira da Silva.Sera que isso é verídico?
    Shalom Aleichem!

    ResponderExcluir
  23. Minha mãe deve ser de origem judia também.
    Ela é da familia Albuquerque de Minas Gerais. O Avô dela era Theodoro Albuquerque. Esse negócio de origem genética é bem forte mesmo. Pois meus pais nunca comeram comidas imundas, minha mãe toda sexta feira arruma a casa e quando conheceu a Única Denominação que Santifica o Shabat ela se batizou e até hoje cuida de ter uma alimentação de acordo com a Torá, ou seja, Vegetariana, santifica o Shabat de por do sol de sexta até por do sol de Sábado. Fomos criados dentro do padrão Adventista e todos somos circuncidados. Segue- se um padrão adventista-judaico. Algo bem atípico para a maioria. Descobri uma comunidade judaica- adventista no Rio de Janeiro a Beth B'nei Tsion.
    Sempre tive um fascínio pela o povo hebreu e o milagre de sua existência, que ninguém explica como um povo espalhado pelos 4 cantos do planeta, perseguidos massacrados por gerações em todos os lugares e Reinos em todas as épocas continuam existindo e trazendo tantas benéficas para a humanidade?. Ninguém explica nem renomados Dra Professores de História. Se toda a ciência conseguir provar a não existência de Achem, basta olhar para um judeu que tudo cai por terra!

    ResponderExcluir
  24. Proucuro por Evangelina Cordeiro ( Reis oh Borges)

    ResponderExcluir
  25. meu avo se chamava José Nunes Rosa, veio para o Brasil com 8 anos de idade e foi morar em Entre Rios de Minas (Minas Gerais)

    ResponderExcluir
  26. Que bom eu me chamo Francisco Nunes fico feliz em conhecer minha história

    ResponderExcluir
  27. Meu pai tb era francisco nunes de minas gerais,sei muito pouco da história deles pois eram analfabetos,sei que tinham uma grande familia em juruaia e arceburgo Minas Gerais

    ResponderExcluir
  28. Meus bizavos eram Francisco Martins Nunes e Candida Luiza Borges

    ResponderExcluir
  29. Sou filha de Olivia nunes de almeida garanhuns pé.

    ResponderExcluir
  30. Sou filha de Olivia nunes de almeida garanhuns pé.

    ResponderExcluir
  31. Sou filha de Olivia nunes de almeida garanhuns pé.

    ResponderExcluir
  32. Me chamo Maria das Graças Nunes filha de Manuel Nunes portugues de Coimbra e filho de José Nunes meu pai nasceu em 5 de agosto de 1916 eu nasci 17 de março 1950 .Fico Feliz de saber que temos uma descedencia e Um Brazão CoM UM NOME TRADICIONAL PENA QUE MEU PAI MORREU SEM SABER E TENHO TIAS PRIMOS FILHA QUE É MEDICA FORMADA AI TENHO UM NETO NA FACULDADE AÍ MORA EM COIMBRA.FICO FELIZ QUE ELES SÃO NUNES TBM.AGRADEÇO ESSA GLORIA DE. SER NUNES E SER CONDECORADA COM ESSE BRAZÃO!!!!

    ResponderExcluir
  33. Tenho um sobrinho aqui que é casado está querendo tirar a dupla Nacionalidade mais meu pai morreu sem registrar a certidao do meu IRMÃO e meu IRMÃO morreu fez um ano agora e agora ficou dificil a burocracia eu sou casada com Portugues tenho passaporte Portugues certidao registada ni R G Central tenho casa ai e não querem renovar meu passaporte Portugues.que meu pai já morreu sou casada desde 1969 .nao posso ficar aí mais de 6 meses minha filha mora aí tem 3o anos filha unica eu vou fazer 70 anos em março.Minha filha formada em Coimbra ela foi 1989 não sei o que fazer somos aposentados meu marido tem85 anos.Nao sei o que faça !!!

    ResponderExcluir
  34. Excelente pesquisa! Sou Sergio Araújo Nunes do Rio de Janeiro, meu pai David Araújo Nunes e meu avô Salvador Antônio Nunes, ambos de Campos dos Goytacazes/RJ. Há tempos venho pesquisando sobre a origem da minha família Nunes e gostaria de receber contribuição. Algum parente ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !
      Sou Cristiano de Matos Silva filho de Ivandetede Nunes de Matos, filha de Christina Nunes Alves, que era filha de Bernardo Nunes Alves que era casado com a Espanhola Adelaide Lacerda Alves. O que sei que em Duque de Caxias tem uma rua c o nome da família Nunes Alves. Bernardo Nunes Alves era de Portugal ! Tudo o que sei se resume nessa história !

      Excluir
    2. Olá, Sérgio Araújo Nunes. Eu também tenho antepassados Nunes de Campos dos Goytacazes. Meu avô foi Pedro Francisco Nunes, Nascido lá, em 1888.Se quiser podemos trocar informações. Abraço.

      Excluir
  35. Show !!! Gostei, me chamo Patric de Mattos Nunes. Mais alguém com exatamente esse sobrenome?

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, Meu nome é Marcos Moreira Nunes, Gostaria de saber se a alguma ligação com a família Nunes.

    ResponderExcluir
  37. Meu avô paterno se chamava Francisco Paulo Nunes, ele como meu pai são oriundos de Corumbá-MS. Meu pai chama Wilde do Nascimento Nunes. Gostaria de saber a minha origem. Se é portugueses ou espanhóis.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Olá! Sou Fátima Nunes, nome de solteira. Meu pai era português da cidade do Porto, seu nome era Manuel Nunes. Será que poderia ser mesmo de origem portuguesa ou judia nessa cidade? Gostaria muito de encontrar meu primo de Lisboa, Teófilo Braga, residente nessa cidade. Obrigada pela oportunidade!

    ResponderExcluir
  39. Estou amando saber mais sobre meus antepassados, me chamo Joice Luzia Nunes filha de Euripedes Ribeiro Nunes, nascida em Patrocínio Paulista estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
  40. Olá, NUNES

    Meu nome é Ivanil Nunes, sou professor universitário e moro em São Paulo, SP.
    Meu pai, Pedro Nunes, nasceu em Ipaussu, SP, (1926); o pai dele, Aparecido Nunes, nasceu em Piraju, SP (1879). O meu bisavô paterno, Joaquim Antônio Nunes, muito provavelmente era mineiro; ou filho de mineiros, que se instalaram naquela região que era uma clássica Boca de Sertão paulista (na margem direita do Rio Paranapanema, próximo à divisa com o Paraná) na primeira metade do século XIX.

    Se você achar que temos algum parentesco, por favor, entre em contato.
    Abraços

    ResponderExcluir
  41. Sou neta de Gerson Nunes de Oliveira que é filho do Luiz Nunes de Oliveira e que é neto de Joaquim Belizario de Oliveira etc...

    ResponderExcluir
  42. Olá sou Jaime Fabricio Nunes da Silva, filho de Manoel Nunes da Silva Filho e neto de Manoel Nunes da Silva, meu sempre me falou de meu avô e que ele veio da Ilha da madeira em Portugal não tive a felicidade de conhecê-lo, pois ele faleceu quando meu pai ainda tinha 8 anos de idade na cidade de Casa Amarelaem Pernambuco, mas tenho muito carinho por ele, por conta das histórias que meu amado pai contava sobre ele, tenho muito orgulho de meu sobrenome, um dia hei de visitar a terra de meu avô em Portugal, muito legal os depoimentos aqui registrados, temos uma origem muito rica em história e prestígio em Portugal e Espanha, viva os Nunes.

    ResponderExcluir
  43. Ola sou Douglas da Silva Nunes
    Meu pai é português da ilha da madeira Funchal neto de Agostinho Nunes e Izabel alegria Nunes fiz algumas pesquisas e nossa descendência Nunes foi por um bastardamento da família Aragão reis dos Portugal .

    ResponderExcluir
  44. Meu nome é Lívia Nunes, muito bom ter essas informações sobre a família Nunes.

    ResponderExcluir
  45. Olá, meu nome é Flávio da Silva Nunes. Muito bacana encontrar esse espaço! Vi que tem algumas pessoas aqui com histórico de parentes vindos da Ilha da Madeira. Sei que meu bisavô veio de lá, mas a história se perdeu com meus os irmãos do meu avô. Sou do interior do Estado do Rio de Janeiro. Ficarei grato se puder conversar com algumas pessoas daqui e quem sabe conseguir conectar algumas histórias. Abraço.

    ResponderExcluir
  46. Olá! Me chamo Sidinéia, neta de Catarina Nunes Porto, já falecida 🥺 o meu avô está vivo 🙌🏾, chama-se Getúlio Pires da Cruz e o meu pai Pedro Porto da Cruz. Em fim, já não tenho o apelido ou sobrenome Nunes, mais procuro ter informações sobre Nunes e Porto Cruz.
    Desde já, agradeço 🙏🏾

    ResponderExcluir
  47. Meu sobrenome é Nunes Correia, Nunes da minha mãe e Correia do meu pai mas a coincidência é que minha é Nunes e meu pai Nunes Correia

    ResponderExcluir